"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



terça-feira, 11 de outubro de 2011

TAP remodela interiores dos quatro aviões A340-312 da sua frota

 

Interior actual dos A340-312 da TAP

A TAP Portugal vai iniciar em breve o melhoramento dos interiores dos seus quatro aviões de longo curso da sua frota contratou Airbus A340, que se traduzirá na actualização e melhoria dos sistemas de entretenimento a bordo e cadeiras de avião, um investimento que deverá custar cerca de 7,7 milhões de euros.
A companhia aérea portuguesa revelou que “de acordo com o contrato, a Marshall Aerospace actuará como integradora dos sistemas de avião, responsável pela instalação dos upgrades e pelo fornecimento de todos os dados de adaptação às modificações”. Esta empresa britânica fará também a respectiva certificação ao abrigo da EASA Part 21J DOA, o que permitirá o regresso rápido das aeronaves ao serviço (após conclusão da instalação e testes com sucesso). A Marshall Aerospace trabalhará junto dos Reguladores para a obtenção das Supplementary Type Certificates (STCs) da EASA e FAA.
O trabalho preliminar de desenho de interiores para os quatro A340-312 da TAP teve já início e a primeira instalação está programada para Fevereiro de 2012. A seguir à entrada em serviço do primeiro avião intervencionado, após a conclusão com sucesso dos testes em terra, será efectuado o upgrade das outras três aeronaves até Novembro do próximo ano.
A instalação dos equipamentos decorrerá nas oficinas da TAP na sua sede em Lisboa, uma vez concluída a intervenção da Marshall Aerospace, que decorrerá nas oficinas da empresa, no Aeroporto de Cambridge, no Reino Unido.
A adjudicação do presente contrato foi feita através de concurso, sendo factor determinante para a selecção da Marshall Aerospace a bem-sucedida experiência na concretização de operações de upgrade semelhantes, garantindo à TAP a proposta de menor risco.
Os quatro aviões A340 da frota da TAP, que entraram ao serviço em 1994 e em 1995, dois em cada ano, são actualmente utilizados nos voos de longo curso de maior densidade de tráfego, casos de Maputo, Luanda, São Paulo e Nova Iorque.

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