"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



terça-feira, 25 de outubro de 2011

White requer licença para ter voos regulares de Portugal para Cabo Verde e Caraíbas

A White Airways, companhia aérea que tem liderado o segmento charter em Portugal, está a avançar com o processo de licenciamento para operar voos regulares para Cabo Verde, México e Cuba, para assim “dar a possibilidade aos operadores turísticos de não terem que garantir o avião inteiro”, conforme revelou ao PressTUR o administrador Rui Almeida.
“Vamos trabalhar na mesma em voos de turismo, mas como uma componente de regular misturada”, explicou Rui Almeida, administrador do Grupo de aviação OMNI, com presença em Portugal, em Cabo Verde e no Brasil.
O INAC, autoridade aeronáutica portuguesa, já publicou em “Diário da República” os avisos de que a White Airways requereu licenças para “exploração de serviços de transporte aéreo regular” nas rotas Lisboa - Cancun - Lisboa, Lisboa - Havana - Lisboa, Lisboa - Varadero - Lisboa, Lisboa - Boavista - Lisboa e Lisboa - Sal - Lisboa.
Nesses avisos, com data de 21 de Setembro, o INAC dava o prazo de 15 dias para outros interessados se pronunciarem ou apresentarem candidatura alternativa.
A evolução da White Airways para o segmento de voos regulares enquadra-se numa tendência internacional das companhias aéreas charter para reduzir o risco dos seus clientes operadores turísticos, na medida em que ficam com a possibilidade de venderem lugares de avião isoladamente (o chamado “só voo”).
“Basicamente a White é uma empresa charter. Mas o tráfego que normalmente voava nas empresas charter deslocalizou, dada a grande oferta e ofensiva das regulares em apanhar o tráfego de turismo. E portanto nos temos que ir atrás do nosso tráfego. Não vamos querer roubar tráfego a ninguém, vamos é tentar com este movimento reaver o tráfego que era nosso”, disse ao PressTUR o administrador Rui Almeida, referindo que o modelo de negócio passa assim a ser “híbrido”.
Nesse novo modelo, os voos da White nessas rotas poderão transportar tanto passageiros que compram pacotes turísticos que incluem também alojamento e transferes como passageiros que apenas querem as passagens aéreas.

(Publicado pelo PressTUR em 25 de Outubro de 2011)

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