"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aeroporto da Boavista (Cabo Verde) passou a denominar-se Aristides Pereira


O Aeroporto Internacional da ilha da Boavista, na República de Cabo Verde, mudou de denominação, passando a chamar-se Aristides Pereira, o nome do primeiro Presidente eleito, falecido no passado dia 22 de Setembro.
A decisão, tomada na semana passada pelo Conselho de Ministros, foi já publicada no Boletim Oficial e entrou terça-feira, dia 1 de Novembro, em vigor.
O Governo justifica a medida por Aristides Pereira ter sido o primeiro chefe de Estado de Cabo Verde (1975/91) e um destacado Combatente da Liberdade da Pátria. No diploma, o executivo considera Aristides Maria Pereira uma "figura ímpar" das histórias de Cabo Verde e de África, sobretudo por ter sido um dos cinco fundadores do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
O Governo cabo-verdiano lembra que Aristides Pereira foi um dos obreiros da edificação do Estado de Cabo Verde, imprimindo a sua marca no processo, o que lhe granjeou "o respeito e a estima" dentro e fora do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário