"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aeroporto do Huambo (Angola) voltou a receber aviões comerciais da TAAG

O Aeroporto Albano Machado, na província do Huambo (Angola) recebeu ontem o primeiro voo da TAAG, depois das obras de remodelação e modernização a que foi sujeito nos últimos quatro meses.
Uma nota da companhia aérea angolana refere que as escalas acontecerão às segundas e quartas-feiras e ao sábado, na rota Luanda/Huambo/Luanda, enquanto às quintas-feiras o trajecto será Luanda /Huambo/Menongue/Luanda. Nas sextas-feiras e nos domingos, a TAAG fará o percurso Luanda/Huambo/Ondjiva/Luanda e Luanda/Ondjiva/Huambo/Luanda.
O aeroporto que serve o Huambo encerrou em Maio último para obras de reestruturação, que centraram-se, segundo a ENANA, empresa gestora dos aeroportos angolanos, na reparação dos 4.500 metros da pista principal, algumas zonas de serviço e colocação de novos meios que garantem maior rapidez na comunicação entre a torre de controlo e os aviões.
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, presidiu na última terça-feira à inauguração das obras que dotaram aquela infra-estrutura aeroportuária de mais segurança para as companhias que lá operam e mais conforto para os passageiros que a utilizam.
As obras de reabilitação do aeroporto principal do Huambo custaram mais de 60 milhões de dólares, sendo 20 para a reabilitação e apetrechamento do terminal e mais de 40 para as áreas de movimentação, pistas, placa, entre outras, segundo referiu a agência noticiosa angolana Angop.

Sem comentários:

Enviar um comentário