"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



domingo, 4 de setembro de 2011

IAG (British/Ibéria) reafirma interesse na privatização da TAP

A empresa International Airlines Group (IAG), que reúne as companhias aéreas British Airways e Iberia, as duas companhias de bandeira do Reino Unido e de Espanha, respectivamente, voltou a manifestar-se interessada na privatização da TAP.
Segundo noticiou ontem o jornal económico britânico “Financial Times” o banco norte-americano JPMorgan Chase foi contratado para assessorar a IAG tendo em vista uma potencial oferta pela transportadora aérea portuguesa TAP.
O jornal económico, que cita uma fonte próxima das negociações, diz ainda que este negócio ajudaria a IAG a lucrar de mercados em expansão, como já havia afirmado durante o mês de Agosto o presidente da empresa, Willie Walsh, numa entrevista à agência “Bloomberg”.
A companhia demonstrou várias vezes querer analisar o processo e vê com muito interesse a possibilidade de comprar a totalidade da TAP.
A TAP “é particularmente interessante para nós devido à sua rede para o Brasil. Queremos assegurar que teremos uma posição forte no que será a economia global no futuro”, disse Willie Walsh, em entrevista à agência de informação financeira Bloomberg no início de Agosto, lembrando que, apesar de considerar que “o momento não é o ideal” para fazer aquisições, uma oportunidade deste tipo surge apenas “uma vez na vida”.
A transportadora aérea portuguesa é uma das empresas a privatizar, segundo o acordo com o Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, assinado em Maio passado para o resgate da dívida de Portugal. A TAP já estava no programa de privatizações de 2008, suspenso devido ao eclodir da crise financeira e posteriormente recuperado no ano passado. Apesar de estar inicialmente previsto que a operação avançasse até ao final deste ano, durante esta semana foi noticiado na imprensa portuguesa que a operação teria sido adiada para 2012.
Na semana passada, durante uma visita à Alemanha, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, manifestou alguma disponibilidade para negociar a privatização da TAP com a Lufthansa, empresa que lidera a Star Aliiance, onde se integra a companhia aérea portuguesa.
Outra companhia que manifestou interesse em analisar o dossiê da privatização da TAP foi a TAM, a maior companhia aérea do Brasil, hoje com uma frota de 156 aviões, dos quais 29 de longo curso. No ano passado alguma imprensa em Portugal e no Brasil referiu-se à eventual constituição de um consórcio entre as companhias aéreas principais de Portugal, Brasil e Angola – TAP, TAM e TAAG – o que poderia ter importantes mais-valias no desenvolvimento dos negócios e do intercâmbio num triângulo de países e de continentes considerado por alguns especialistas de grande futuro. Contudo, se há vontade (e urgência) em Portugal para privatizar, o mesmo não se poderá dizer de Angola, onde a TAAG, hoje com uma frota de 11 aviões Boeing, de médio e longo curso, continua a ser propriedade total do Estado Angolano. A TAAG recebeu em 2006 e 2007 quatro B737-700 e três B777-200ER e este ano, em Junho passado, mais dois B777-300ER. A maioria da frota é praticamente nova, mas a companhia tem grandes problemas operacionais e de manutenção que estão a ser corrigidos e que determinaram a sua inclusão pela União Europeia na lista negra das companhias aéreas, em 2006. Presentemente já pode voar para alguns aeroportos europeus, embora com restrições.

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