"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



domingo, 11 de setembro de 2011

TRIP compra 18 aviões ATR 72-600 e ficará com maior frota do mundo desse modelo

Novo avião chegará em Outubro configurado para 68 passageiros.
A companhia aérea brasileira TRIP – Linhas Aéreas, comprou 18 aviões novos ATR 72-600 e tem mais 22 encomendados como opção, direito que terá de exercer antes de acabar de receber antes de terminar o prazo da entrega do primeiro lote de aeronaves.
Nove dos ATR 72-600 foram directamente comprados à fábrica franco-italiana que está incluída no Grupo EADS, também dono da Airbus. Os outros nove serão fornecidos pelas empresas de leasing ALC (Air Lease Corporation) e GECAS. O primeiro avião ATR 72-600 entrará em serviço em Outubro próximo.
Com a entrega de 18 aviões ATR à TRIP, a companhia brasileira passará a ser a maior  do mundo com frota desta construtora europeia, já que somará 51 aeronaves. Actualmente a maior frota de ATR está na companhia norte-americana American Eagle, com 39 aparelhos, anunciou a construtora na semana passada em Toulouse (França, onde foi assinado o acordo de compra, na presença de José Maria Caprioli, presidente da companhia, e de Filippo Bagnato, presidente executivo da empresa ‘Avions de Transport Regional’, uam joint-venture da Alenia e da EADS.
Os novos ATR irão já equipados com um novo cockpit, tecnologicamente mais evoluído e com uma cabina também redesenhada, denominada ‘Armonia’, com novos equipamentos e nova iluminação que permite uma maior conforto para os seus 68 passageiros, lotação da versão escolhida pela companhia brasileira.
A TRIP optou pelos aviões TRIP para a sua expansão dadas as características desta aeronave sobretudo em destinos com instalações aeroportuárias mais pequenas, já que estes aviões estão concebidos para actuarem em pistas curtas.
A TRIP Linhas Aéreas, fundada há 13 anos no Brasil, é a maior companhia aérea da América do Sul no segmento dos voos regionais. É controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com largo historial na indústria dos transportes. A companhia norte-americana SkyWest, a maior companhia regional do mundo, com uma frota de mais de 700 aviões, detém 20% do capital da TRIP.
A TRIP tem cerca de 3.000 empregados. No ano passado transportou cerca de cinco milhões de passageiros. Tem actualmente uma frota mista de 47 aviões regionais ATR e Embraer e serve 85 cidades brasileiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário