"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



terça-feira, 6 de setembro de 2011

TAP deverá mudar encomenda dos A350 da versão 800 para a 900 (314 passageiros)

A TAP deverá mudar a sua opção de compra dos novos aviões Airbus A350 da versão 800 para a 900, anunciou hoje o site de informação aeronáutica “Flightglobal”, baseado no Reino Unido.
A companhia aérea portuguesa foi das primeiras companhias aéreas mundiais a comprometer-se como cliente do novo modelo da Airbus, em 2005, quando o projecto da construtora europeia pretendia ser um aparelho melhorado da versão A330, com mais capacidade de transporte para passageiros. No ano seguinte o projecto voltou a ser relançado, com um novo desenho denominado A350 XWB
O programa A350 desde então esteve parado e foi retomado há praticamente três anos, com algumas alterações, muitas fruto do desenvolvimento do programa do A380. Em Novembro de 2007, quando a TAP recebeu o primeiro A330 de fábrica (o CS-TOL baptizado “João Gonçalves Zarco”) a administração da companhia voltou a reafirmar a encomenda de 12 aviões A350-800, cuja data de entrega está prevista para 2015.
No desenho final da nova série de aeronaves, concluído em 2010, o A350-800 está concebido para ser uma versão menor do A350-900, que será o modelo base da nova série. Isso levou a que algumas companhias, que tal como a TAP tinham feito encomendas do modelo mais pequeno, tenham mudado as suas opções para a versão 900, que segundo fontes da Airbus, citadas pelo site britânico “Flightglobal”, será também mais útil para o tipo de tráfego que a companhia portuguesa tem.
Essas desistências deverão levar ao reequacionamento da linha de produção do A350-800 por parte da Airbus. O presidente da EADS, holding que detém a construtora aeronáutica europeia, já questionou a viabilidade do programa, face às mudanças de opção dos clientes para a versão 900, que deverá ser a que surgirá primeiro no mercado, por estes motivos que agora se conhecem. De qualquer modo atrasada, pois a entrega do primeiro avião está agora prevista para o segundo semestre de 2016.
O A350-900, na sua configuração básica, com três classes, terá capacidade para transportar 314 passageiros e, segundo o fabricante, terá economias de escala da ordem dos 25% comparando com os custos operacionais dos seus directos competidores no mercado, que são, naturalmente, as versões 777 e 787 da Boeing. A cabina de pilotagem do novo A350 promete também diversos avanços tecnológicos, adiantou a construtora que iniciou em Agosto passado a montagem de componentes do novo avião.

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