"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Arik Air anuncia voos regulares entre Lagos e Luanda a partir de 4 de Outubro

A companhia aérea nigeriana Arik Air anunciou que vai operar a partir de 4 de Outubro dois voos regulares semanais entre o Aeroporto de Lagos, que serve a antiga capital política do país, e o Aeroporto de Luanda, capital de Angola.
Os voos serão realizados com aviões Boeing 737-800, com capacidade para 148 passageiros em duas classes, e sairão de Lagos às quartas-feiras às sete horas da manhã e aos sábados às duas horas da madrugada. As partidas de Luanda estão programadas para as 11h50 das quartas-feiras e para as sete horas dos sábados.
Nos últimos três meses deste ano três outras companhias aéreas anunciaram voos para Luanda: primeiro foi a espanhola Ibéria que chegou a ter o primeiro voo programado para o corrente mês de Setembro, mas que depois adiou para o dia 25 de Outubro e que ligará Madrid a Luanda; depois foi a holandesa KLM que irá voar a partir de 14 de Novembro e, finalmente, a Royal Air Maroc (RAM) que a partir do dia 1 de Dezembro deste ano irá realizar voos regulares de Casablanca para a capital angolana com uma escala em Libreville, capital do Gabão.
A Arik Air tem uma frota de 26 aviões operacionais, tendo em encomenda mais 27 aparelhos, dos quais sete Boeing 787-9. Segundo o site francês “Air Journal” a companhia nigeriana prepara-se para apresentar um vasto programa de expansão e crescimento, nomeadamente para aeroportos europeus na próxima edição da “Word Routes”, que se realiza em Berlim na próxima semana.
Na actual frota da Arik Air estão dois aviões Airbus A340 de registo português (CS-TFW – cn 910 e CS-TFX – cn 912) pertencentes à companhia HiFly, mas ambos pintados com as cores da companhia nigeriana. Estão sob um contrato ACMI.

Sem comentários:

Enviar um comentário