"A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colónia, tendo voado no ano de 1709."

(in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)



sábado, 3 de setembro de 2011

Guarulhos/S. Paulo será o primeiro aeroporto do Brasil a receber voos com o Airbus A380

A companhia aérea Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, poderá ser a primeira transportadora aérea mundial a fazer um voo comercial para o Brasil com o Airbus A380, o avião de maior capacidade para passageiros.
A Infraero está a analisar um pedido de operação da companhia árabe com o Superjumbo, que deverá utilizar o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em voos directos do Dubai. A Infraero já respondeu e sugeriu que a escala deverá verificar-se num horário fora do pico de movimento do aeroporto. A Emirates tinha proposto a chegada pelas 18h30 e a partida cerca de uma hora depois, mas devido à dimensão do aparelho a direcção do Aeroporto de Guarulhos considerou algumas limitações quanto ao despacho da aeronave, pelo menos nos primeiros tempos, pois o pessoal de placa não tem qualquer experiência com aquele modelo de avião, de dois pisos e com capacidade para transportar até cerca de 800 passageiros, se bem que a versão da Emirates seja de 517 passageiros. A Infraero, segundo a imprensa brasileira, terá proposto o horário de chegada para cerca das 16 horas e partida cerca de duas horas depois. Se houver acordo o A380 poderá começar a voar na rota no próximo mês de Dezembro.
Guarulhos, um dos três aeroportos que serve a cidade de São Paulo, centro económico do Brasil, possui duas pistas, uma com 3.700 metros de extensão e outra com 3.000 metros. Juntas, recebem, em média, 650 movimentos de aeronaves comerciais por dia.
A Emirates tem actualmente 15 Airbus A380 na sua frota, os primeiros de uma encomenda de 75 que receberá nos próximos cinco anos. Nos voos tri-semanais para São Paulo a companhia utiliza actualmente aviões Boeing 777-300, com capacidade para 354 passageiros e que regista uma taxa de ocupação de 90%, segundo anunciou a Emirates no Brasil.
A companhia de carga do grupo, a Emirates SkyCargo, voa três vezes por semana entre o Dubai e São Paulo com aviões Boeing 777F, com capacidade para transportar até 103 toneladas de carga.

Sem comentários:

Enviar um comentário